quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

BRASIL 2014: Agências idealizam cartazes da Copa

RIO - A pedido do GLOBOESPORTE.COM, quatro agências de publicidade e uma formanda da Faculdade de Belas Artes da UFRJ idealizaram cartazes para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil - o país disputa com a Colômbia, que entregou à Fifa a sua ficha de inscrição em 18 de dezembro, último dia do prazo dado pela entidade. Nos trabalhos, as empresas Copacabana Brasil, Percepttiva, Studio 311 e Minha Publicidade e a estudante Marcella Garcia deram suas interpretações para um toque brasileiro no Mundial.

Autora de outros cinco trabalhos (clique aqui para conferir), a Percepttiva adotou o lema "Somos feitos de futebol" para o cartaz escolhido por sua equipe de criação. "Para celebrar a inexplicável e incomensurável paixão pelo esporte, mostramos um jogador composto inteiramente por bolas de futebol. Ele é a representação do quanto o futebol toma conta de todos nós, e faz com que o mundo inteiro pare para ver a Copa", explica a agência.

O pôster do Studio 311 é uma "interpretação gráfica do Hino Nacional", explica a designer Gisela Valverde, sócia da empresa. "Ele faz vibrar as cores da nossa bandeira em todas as Copas, e parece que todo o Brasil deu a mão, todos ligados na mesma emoção, todos num só coração". E ela brinca: "E não dá para perder novamente em casa, como em 1950".

Para Marcella Garcia, que cursa o sétimo período de Desenho Industrial na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a idéia foi aproveitar a habilidade do jogador brasileiro. "E o desenho remete à irreverência", diz ela, referindo-se ao lance em que o atleta segura a bola na nuca. "E esta bola representa o mundo com todos os continentes que serão acolhidos no Brasil para a celebração do Mundial".

A agência Minha Publicidade aproveitou as cores da bandeira do brasil, e colocou o verde para representar o gramado. "A bola está no centro, envolta em labaredas amarelas que representam não só o calor do Brasil, um país tropical e pólo turístico, e de seu povo, mas também as melhores seleções do mundo tentando desbancar o país do futebol em sua própria casa", diz Renan Crustian, diretor de criação. "As pontas azuis das labaredas, misturadas ao amarelo, criam uma associação com as alegorias carnavalescas", completa o diretor de atendimento, Fellipe Pedro.

Designer da Copacabana Brasil, Leandro Paradiso conta que a sua idéia foi "colocar o Brasil numa perspectiva de foco do globo terrestre, já que toda a atenção do mundo estará voltada para nós". Ele atenta ainda que "a bola dá um movimento à imagem, como se fosse um quique no gramado, ou mesmo estivesse atravessando o globo terrestre e levando o futebol a todo o mundo".

Confira os cartazes

Nenhum comentário: